TV LIBERDADE :
Photobucket Photobucket

CLIQUE ABAIXO E VOTE EM NOSSA RADIO AJUDE-NOS A EVANGELIZAR O MUNDO

www.radios.com.br

PARA OUVIR REDE AMIZADE GOSPEL EM SEU CELULAR

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Bach e o Legado Luterano

Home » » John Hick e a Teologia do Pluralismo Religioso

John Hick e a Teologia do Pluralismo Religioso


O que é o pluralismo teológico?
O teólogo inglês John Hick (1922-2012) é considerado um dos mais importantes filósofos da religião e um dos principais defensores da teologia do pluralismo religioso hodierno. Sua reflexão no campo do pluralismo religioso é estudada por teólogos de diversas confissões e também por especialistas em ciências da religião. 
A teoria de J. Hick tem sido contestada por uns e aceita como um novo paradigma teológico por outros. Faustino Teixeira, por exemplo, em sua obra Teologia e Pluralismo Religioso, afirma que o pluralismo religioso é um novo horizonte para a teologia, “um singular e essencial paradigma que provoca uma profunda mudança na dinâmica da autocompreensão teológica no tempo atual”. 
Teixeira reconhece que o tema tem gerado muita controvérsia na América Latina [1] e, por essa razão, uma leitura crítica e dialógica com os escritos de John Hick não é apenas plausível como também necessária [2]. Como dialogar com o pluralismo religioso sem perder a pujança do Anúncio, da singularidade da salvação em Cristo, o mistério de Deus? O que John Hick afirma em sua obra é contrário aos fundamentos da fé cristã? Vejamos.
Contexto e novidade na compreensão das religiões
J. Hick reconhece que sua teoria é como uma demolição da fé ou apostasia na leitura dos teólogos conservadores, mas afirma que não é mais possível sustentar a ortodoxia. Sua análise debruça sobre as tradições pós-axiais e religiões mundiais: cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo. Partindo do particular para o geral, examina a vida real das pessoas situadas nos contextos das tradições cristãs e das outras religiões. Seu argumento é que a teologia situa-se dentro de um horizonte cultural e que o ritmo da mudança cultural também altera o quadro de referência teológica. Assim, as novas condições afetam não apenas o cristianismo como também as demais religiões. 
Segundo a leitura do autor três fatores colaboraram para essa virada de rumo: (a) As informações que o Ocidente recebeu das tradições religiosas mundiais; (b) As viagens dos ocidentais para o Oriente; (c) A imigração dos orientais para o Ocidente. Esses fatores possibilitaram ao Ocidente e à tradição cristã ocidental a constatação de valores, culturas e novas tradições salvífica até então desconhecidas pela maioria dos cristãos, além de “derrubar certa homogeneidade que caracterizava as sociedades do passado”[3]. 
De acordo com Hick, essa aproximação traz a averiguação de que um adepto de outra religião não é um ser humano melhor ou pior do que o cristão. Parece-me que Hick ao usar um argumentun ad hominem confunde o conteúdo da fé com a experiência da fé, muito embora acredite que tanto o cristianismo quanto as religiões universais produzam pessoas santificadas e por isso a salvação não pode estar restrita a uma religião. 
Todavia, no criativo e ficto diálogo elaborado por Ítalo Calvino em As Cidades Invisíveis, Marco Pólo diz ao grande Kublai Khan: “Você sabe melhor do que ninguém, sábio líder, que jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve. Contudo, existe uma relação entre eles” [4]. Nessa mesma perspectiva afirma Libanio
Jesus é distinto do Cristianismo, mas o Cristianismo é impensável sem a fé em Jesus Cristo e esta só continuou historicamente porque o Cristianismo se tornou realidade social. Assim também as igrejas cristãs são distintas do Cristianismo e de Jesus Cristo. No entanto, existem relações entre essas três realidades [5].
Isto posto, o fato de muitos cristãos não viverem plenamente os ensinos de Cristo e o de adeptos de outras religiões não serem igualmente melhores ou piores que os cristãos não significa que a salvação em Cristo não seja singular, embora o testemunho deveria confirmar a fé salvífica (Ef 2, 8-10). Na verdade, toda e qualquer afirmação de Hick a respeito da ética cristã pode encontrar apoio ou contradizer o argumento dependendo da direção que o leve.
 O problema do pluralismo religioso: a pessoa de Cristo
O problema que Hick e os teólogos pluralistas têm de enfrentar não é o modo como os religiosos vivem a sua doutrina, mas a exclusividade da pessoa de Jesus Cristo. Eles precisam descontruir a fé apostólica como se encontra em o Novo Testamento para ajustar Jesus aos conceitos plurais das religiões. 
Para ele, a pessoa histórica de Jesus de Nazaré tem de ser abandonada por um conceito mais universal do Logos, isto é, o Cristo não-histórico. O Logos seria a fonte universal de todas as religiões mundiais, da qual a figura histórica de Jesus de Nazaré é um empecilho. Com isto Hick afirma que todas as religiões mundiais são todas inspiradas e convertidas em fonte de salvação pela mesma influência transcendente, isto é, do Logos, e, portanto, é preciso abandonar o Jesus histórico e aceitar como novo paradigma o Cristo cósmico ou Logos eterno [6]. 
Por conseguinte, o Transcendente, Divino, Último ou Real, manifestou-se como Cristo para o Cristão, Dharma para os hinduístas e budistas, Allah para os mulçumanos, e assim por diante. Ideia muito semelhante às heresias primitivas que os primeiros teólogos cristãos tiverem que enfrentar. Por conseguinte, para conciliar as religiões, Hick e seus adeptos abandonam a figura histórica de Jesus de Nazaré e a trocam pela teoria do Cristo cósmico. Essa posição dificilmente seria sustentada pelos primeiros teólogos da igreja nascente e, provavelmente, seria condenada pelos primeiros concílios.
Esdras Bentho é Pedagogo e Mestrando em Teologia pela PUC Rio.
Notas
[1] TEIXEIRA, F. Teologia e Pluralismo Religioso. São Paulo: Nhanduti Editora, 2012, p. 167,163.
[2] HICK, J. Teologia Cristã e Pluralismo Religioso: arco-íris das religiões. Attar Editorial, 2005.
[3] MIRANDA, M. de F. Verdade cristã e pluralismo religioso. In Atualidade Teológica. Ano VII, no 13, janeiro/abril de 2003, p.32.
[4] CALVINO, Í. As cidades invisíveis. São Paulo: Publifolha, 2003, p.27.
[5] LIBANIO, J.B. Qual o futuro do cristianismo? São Paulo: Paulus, 2006, p.21.
[6] BOFF, L. Evangelho do Cristo Cósmico: a busca da unidade do todo na ciência e na religião. Rio de Janeiro: Editora Record, 2008, p.162-3.
Share this article :

AMOR INCONDICIONAL ...

AMOR INCONDICIONAL

Amar é acima de tudo entender que nem todos são iguais, que existem pessoas
realmente ignorantes que não entendem o que falamos.
Ainda assim devemos amar tais pessoas, por que o que seria de tudo
que tentamos fazer se não tivermos a capacidade de amar a todos. Sei que é dificil,
por que amar seus inimigos é o requisito exencial de alguém que se diz filho de Deus.
Amar alguém que não tem a mesma fé, e não tem o mesmo pensamento, nem as mesmas ações.
Devemos sempre orar e pedir a Deus por estas pessoas, para que elas venham a
entender os nossos pensamentos e o nosso coração. Ter a paciência que um verdadeiro pai e mãe tem com seus filhos, não espancalos com palavras asperas, por que quando crescerem vão sair de casa. Da mesma forma acontece com quem faz isso até mesmo com irmãos fazendo com que saiam até mesmo para o mundo, e não tem uma visão Espiritual de nada. Somos todos falhos de algum modo ou outro, e creio eu que somente com Jesus poderemos andar pelo caminho estreito e correto da vida, fazendo a sua vontade que é a vontade de Deus. Não mentir, não roubar, não matar, não desejar o que é do próximo; Mas o mais importante tem amor em seu coração, ter humildade em suas ações; E Evangelizar é saber que para viver o reino de Cristo temos que nos misturar no mundo, andar entre cobras, entre serpentes e escorpiões e não seremos atingidos, pois estamos ungidos e protejidos pelo poder do Espirito Santo. Fianlmente se você que se diz crente tem que se esconder e ficar encolhido pois acha que vai ser atingido ou como diziam no antigo testamento seria CONTAMINADO PELA IMPUREZA DO MUNDO,
então não serve para ser um Evangelista, para ser um Homem de Deus.
Pois o que seria de mim que tivesse que ficar escondido e não assumir que sou crente
mesmo entre os pecadores e não somente dentro de uma igreja...
até mesmo querendo cargos e se aparecendo...
temos que ser crentes 24 horas em qualquer lugar, falar e agir como tais em qualquer lugar...
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR JESUS.
Pr. Marcello Ferraz.

DEVOCIONAIS

REDE AMIZADE GOSPEL PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

Photobucket

LUTERO - O FILME - COMPLETO


O Poder da FÉ move nossa web radio em todo Brasil

TOME CUIDADE PARA NÃO IR AO INFERNO CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VIDEO INTEIRO

MORREU POR SER CRISTÃO

ELE FOI MORTO POR SER CRISTÃO O REDE GLOBO ANUNCIOU

Mensagem do Evangelista Marcello Ferraz.

((( AMOR ))) Quando o amor é Cristão significa que é estar aberto a perdoar a todos, a orar para todos e a pedir o perdão de todos; Independente da sua RELIGIÃO, seja uma das muitas igrejas evangélicas ou seja da igreja Católica, na Radio Ferraz, doando uma hora do seu dia para Deus fazendo um horário na radio, diretamente de seu lar, sem precisar ao menos sair de casa, com um computador , uma internet e um microfone. Estamos orando para todos que estão aqui na radio, e orar é falar com Deus, falar assim como falamos com o nosso pai ou nossa mãe, temos o direito adquirido pela morte de Jesus na Cruz. Aqui estamos trabalhando 24 horas por dia para levar os louvores de nossos irmãos cantores a todas as partes do mundo, independente da sua igreja, sendo o irmão ou irmã batizado ou batizada em uma igreja evangélica, por que sabe que o único intermediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo que comprou a nossa Salvação com Morte de Cruz. Ao Contrário que muitas igrejas pregam, Jesus não veio instituir uma Igreja ou Religião, Ele veio instituir o Amor... Amar é levar a palavra de Deus ao mundo.
Evangelista Marcello Ferraz

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE! Vídeo Para Cristãos!

"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40) O Portal Vale Gospel.com separou uma pilha de vídeos sobre o assunto, não para que vos escandalizeis mas, para lembrarmos todos os dias de nossos irmãos em outras nações e orarmos por eles, cristãos e missionários que morrem todos os dias para cumprirem o "ide", missão deixada a todos nós que seguimos a Jesus.

1° Vídeo - Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE

2° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo queimados vivos na Costa do Marfim.

3° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo torturados. VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

4° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos são mortos e perseguidos na Índia por hindus . VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

Participe da nossa radio.

É de grande importância que você que está acessando a nossa rádio participe, perca uns minutos e faça o seu cadastro; É importante por que você vai estar mostrando quem você é, e também dizendo que você é um ou uma ouvinte da nossa web rádio. Assim também como é de nosso interesse que a cada dia mais e mais pessoas acessem e escutem a nossa web rádio, pois estamos levando o evangelho de Cristo a todas partes do Mundo...

Aulas On Line Professor Marcello Ferraz

Novo msn/e-mail

Amigos adicionem nosso novo msn/e-mail para atendimento geral.
msn@radioferraz.com.br

Estamos Orando pela Paz no Mundo, junte-se a nós, você que quer fazer parte desta corrente de oração pela Paz no Mundo. Entre em contato pelo nosso e-mail:
queroorarparaalguem@radioferraz.com.br

Se você esta precisando de oração mande seus pedidos para o e-mail abaixo:
pecasuaoracao@radioferraz.com.br

 
Support : Criação do Site | Marcello Ferraz | Evangelizando o Brasil e o Mundo
Copyright © 2011. RADIO FERRAZ - Todos Direitos Reservados
Template Modify by Criação de Sites
Proudly powered by Blogger