TV LIBERDADE :
Photobucket Photobucket

CLIQUE ABAIXO E VOTE EM NOSSA RADIO AJUDE-NOS A EVANGELIZAR O MUNDO

www.radios.com.br

PARA OUVIR REDE AMIZADE GOSPEL EM SEU CELULAR

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Bach e o Legado Luterano

Home » » Da experiência à razão: a compreensão pneumatológica em Agostinho de Hipona

Da experiência à razão: a compreensão pneumatológica em Agostinho de Hipona


A pneumatologia em Agostinho
1. Introdução
Agostinho de Hipona, ou Santo Agostinho, é considerado um dos grandes filósofos cristãos da era patrística (sécs. I – VIII d.C.) e o teólogo mais profícuo e importante para a teologia do Ocidente. Nasceu em 354, na cidade de Tagaste, província romana no norte da África. Filho de Patrício e de santa Mônica, tornou-se maniqueísta e professor de oratória em Catargo. Por influência de santo Ambrósio começou a ler o epistolário paulino; não muito tempo depois foi batizado juntamente com seu filho Adeodato e seu amigo Alípio. Após a morte de sua mãe retornou para a África, período que marca sua vida contemplativa e seus estudos. Seu conhecimento tornou-se notório e, afamado, foi sagrado bispo de Hipona em 395 d.C. Nesta diminuta cidade dedicou-se ao exercício poemênico e ao labor teológico no campo da exegese e da sistemática, bem como da filosofia e da alma humana. Mesmo após sua morte em Hipona, no dia 28 de agosto de 430, o legado agostiniano permanece vivo, necessário e plausível à teologia do século XXI. Agostinho, Bispo de Hipona, Padre da Igreja Latina e Doutor da Igreja (Doctor Gratiae) era um teólogo que se fez pastor; um filósofo que se tornou místico; um poeta que se descobriu polemista; um escritor que lia a Escritura; e um orador que ouvia a voz do Espírito!
2. Correntes pneumatológicas anteriores a Agostinho
2.1. Ortodoxa
As duas grandes preocupações da ortodoxia antes do pensamento pneumatológico agostiniano referem-se à economia da salvação e ao mistério de Deus. Para a ortodoxia “é da natureza do Pai, do Filho e do Espírito que depende a realidade da salvação trazida aos homens”. Destacam-se nesse período os seguintes teólogos:
a) Irineu de Lião (U c.202) – Padre Grego: Denomina o Espírito Santo como a “sabedoria de Deus”. Junto com o Filho, o Espírito constitui as duas mãos pelas quais o Senhor criou o homem. Ele desvela a economia salvífica na qual a humanidade é consumada em Cristo como cabeça da criação e é renovada segundo a imagem de Deus na Igreja pelo Espírito. Afirmava que “onde está a Igreja, aí está o Espírito de Deus. Onde está o Espírito de Deus, aí estão a Igreja e toda graça” (Adversus haereses).
b) Tertuliano (U c.220) – Padre Latino: Empregou o termo Trindade e desenvolveu a teologia trinitária da Igreja Latina. Foi o primeiro a defender o papel autônomo do Espírito como uma Terceira Pessoa distinta do Pai e Filho.
c) Orígenes (U c.254) – Padre Grego: Afirmava que o Espírito é um ser consubstancial a Deus e não uma força ativa procedente de Deus. Baseado em 1Co 12,11, afirmava que se o Espírito atua e distribuiu os dons segundo à sua vontade, Ele não pode ser uma força impessoal ou mera manifestação. Segundo Orígenes, o Espírito trabalha na vida do crente, mas sua eficácia chega somente aos santos ou aos batizados para que vivam em boas obras e permanecem em Deus.
d) Atanásio (U c.373) – Padre Grego; Basílio Magno (U c.379); Gregório de Nissa (U c.394) e Gregório Nazianzeno (U c.390) – Padres Capadócios: O Espírito é visto em relação à controvérsia ariana que negava a divindade do Filho e consequentemente do Espírito. Para eles, o Espírito é da mesma substância do Pai e do Filho e procede do Pai através do Filho. É o Espírito do Pai e também do Filho. Portanto, o Espírito é Deus.
2.2. Heréticas
Até meados do séc. IV a divindade do Espírito não foi posta em questão, mas à medida que a divindade do Filho fora colocada em dúvida a do Espírito também passa a ser questionada. O Espírito é Deus ou uma força divina? Ele é da mesma natureza de Deus? De que forma ele procede já que não é gerado?, interrogavam.
a) Arianos: Aécio e Eunômio, da segunda geração dos arianos, desenvolveram a partir de 357 o conceito de que o Espírito é a primeira criatura do Filho, assim como o Filho é do Pai. O Espírito é inferior ao Filho assim como o Filho é inferior ao Pai.
b) Trópicos (359-360): São ortodoxos quanto ao Filho, mas afirmam que o Espírito não é consubstancial ao Pai e ao Filho.
c) Pneumatômacos: O Espírito é apenas uma força; um instrumento criado por Deus para agir no homem e no mundo. A natureza do Espírito é inferior à natureza do Pai e do Filho.
3. Da experiência à razão: o contributo de santo Agostinho
3.1. Situação em santo Agostinho: Quando o Bispo de Hipona entra no cenário das controvérsias pneumatológicas, a fórmula trinitária já havia sido largamente discutida pelos padres conciliares e definida pelos Concílios de Niceia (325) e Constantinopla (381). Todavia a questão passara da conciliação lógica da Trindade e da unidade divinas à sua conciliação propriamente metafísica. Era necessário desenvolver uma teologia a respeito da fé trinitária.
a) De fide et symbolo (393): Comenta que a doutrina do Espírito ainda não fora, até sua época, estudada com a mesma abundância que a das outras Pessoas. A pneumatologia tem, por conseguinte, seu próprio estatuto e não se deve chamar o Espírito de Pai e nem de Filho, mas de Espírito Santo.
b) De Trinitate (399-419): Desenvolve um estudo particular e profundo de cada uma das Pessoas divinas, amplia o conceito de pessoa herdado dos estoicos e acrescentado à Trindade e coloca na Terceira Pessoa da Trindade uma doutrina original, descobrindo propriedades absolutas e irrepetíveis no Pai e no Filho. Substitui o termo grego hypostasis pelo correspondente latino persona. O que caracteriza a Pessoa divina, segundo o rapsodo, “é a maneira pela qual ela se revela, o que não pode ser diferente do que ela é na sua realidade”. Cada pessoa possui um caráter único. Assim, alguns dos atributos que são comuns entre o Pai e o Filho e não os distinguem são propriedades da essência. O Pai não é Pai senão do Filho, o Filho não é Filho senão do Pai, mas o Espírito é Espírito de ambos (Pai: Mt 10,20;Rm 8,11; Filho: Gl 4,6 Rm 8,9). O Espírito é comum ao Pai e ao Filho, a santidade comum, o amor e a unidade. Essa comunhão é consubstancial e coeterna. O Espírito é Espírito e amor das duas primeiras pessoas, procede delas, mas principalmente do Pai. O Espírito é chamado de Dom de Deus, sendo este título também uma propriedade do Espírito quando nos é dado. O Espírito, por conseguinte, é o princípio da unidade da Igreja, pois Ele reúne o Povo de Deus na unidade. O centro da eclesiologia pneumatológica agostiniana é: communio sacramentorum (sacramento de comunhão), obra de Cristo, e societas sanctorum (sociedade santa).
3.2. O dogma da Trindade: Agostinho aborda o tema com recursos metodológicos da hermenêutica bíblica de seu tempo. Sistematicamente demonstra a igualdade e a unidade presentes entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo nas suas atuais relações intradivinas. Com o conceito de pessoa aplicado ao Espírito, Agostinho o distingue do Pai e do Filho, mesmo que para isso empregue recursos psicológicos pelo fato de não conseguir traduzir o mistério adequadamente.
3.3. O Espírito Santo como Um da Trindade: Não há qualquer subordinação, acidente ou diversidade, entre as Pessoas da Trindade. Ele reconhece que é mais fácil falar da relação entre o Pai e o Filho do que evidenciar a relação do Espírito com ambos sem que se perca a sua singularidade. Caracteriza, portanto, as propriedades de cada Pessoa e acentua que o Espírito é presente (donum; ver p.95-97; termo que se refere também à missão do Espírito do Pai e do Filho e é comunhão (communio) entre ambos. O Espírito é igual em tudo ao Pai e ao Filho, consubstancial, coeterno na unidade da Trindade. Deus revela-se, por conseguinte, sempre trinitariamente.
3.4. Procede do Pai e do Filho – Filioque: Duas dificuldades são suscitadas: a origem do Espírito e o conjunto das relações recíprocas das três pessoas. Agostinho afirma que o Espírito procede do Pai e do Filho. “Como Espírito de Deus e de Cristo, como dádiva do Pai e do Filho, como amor que une a ambos, o Espírito procede do Pai e do Filho”, conclui.
3.5. O Espírito Santo e a Igreja na visão de Agostinho: Três características do Espírito são apresentadas como sendo semelhantes à missão que o Filho delegou à Igreja: communio, caritas e donum (comunhão, caridade e dom); mostrando assim, que é o Espírito que conduz a Igreja nos caminhos de Cristo.
Conclusão
A contribuição agostiniana à Teologia do Espírito Santo destaca-se não apenas por sua profundidade, mas também pelo fato de ele repensar conceitos e vocábulos que já em seu tempo havia perdido a pujança e, por isso, não respondia as novas indagações do seu tempo. O teólogo reconhece em diversas ocasiões os limites da linguagem e dos sentimentos humanos para expressar adequadamente o mistério. Embora a semântica do mistério trinitário agostiniano tenha os seus limites, a Teologia Trinitária avançou muitíssimo depois de sua arguta contribuição, sempre regada de sentimento, reverência e humildade.
Share this article :

AMOR INCONDICIONAL ...

AMOR INCONDICIONAL

Amar é acima de tudo entender que nem todos são iguais, que existem pessoas
realmente ignorantes que não entendem o que falamos.
Ainda assim devemos amar tais pessoas, por que o que seria de tudo
que tentamos fazer se não tivermos a capacidade de amar a todos. Sei que é dificil,
por que amar seus inimigos é o requisito exencial de alguém que se diz filho de Deus.
Amar alguém que não tem a mesma fé, e não tem o mesmo pensamento, nem as mesmas ações.
Devemos sempre orar e pedir a Deus por estas pessoas, para que elas venham a
entender os nossos pensamentos e o nosso coração. Ter a paciência que um verdadeiro pai e mãe tem com seus filhos, não espancalos com palavras asperas, por que quando crescerem vão sair de casa. Da mesma forma acontece com quem faz isso até mesmo com irmãos fazendo com que saiam até mesmo para o mundo, e não tem uma visão Espiritual de nada. Somos todos falhos de algum modo ou outro, e creio eu que somente com Jesus poderemos andar pelo caminho estreito e correto da vida, fazendo a sua vontade que é a vontade de Deus. Não mentir, não roubar, não matar, não desejar o que é do próximo; Mas o mais importante tem amor em seu coração, ter humildade em suas ações; E Evangelizar é saber que para viver o reino de Cristo temos que nos misturar no mundo, andar entre cobras, entre serpentes e escorpiões e não seremos atingidos, pois estamos ungidos e protejidos pelo poder do Espirito Santo. Fianlmente se você que se diz crente tem que se esconder e ficar encolhido pois acha que vai ser atingido ou como diziam no antigo testamento seria CONTAMINADO PELA IMPUREZA DO MUNDO,
então não serve para ser um Evangelista, para ser um Homem de Deus.
Pois o que seria de mim que tivesse que ficar escondido e não assumir que sou crente
mesmo entre os pecadores e não somente dentro de uma igreja...
até mesmo querendo cargos e se aparecendo...
temos que ser crentes 24 horas em qualquer lugar, falar e agir como tais em qualquer lugar...
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR JESUS.
Pr. Marcello Ferraz.

DEVOCIONAIS

REDE AMIZADE GOSPEL PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

Photobucket

LUTERO - O FILME - COMPLETO


O Poder da FÉ move nossa web radio em todo Brasil

TOME CUIDADE PARA NÃO IR AO INFERNO CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VIDEO INTEIRO

MORREU POR SER CRISTÃO

ELE FOI MORTO POR SER CRISTÃO O REDE GLOBO ANUNCIOU

Mensagem do Evangelista Marcello Ferraz.

((( AMOR ))) Quando o amor é Cristão significa que é estar aberto a perdoar a todos, a orar para todos e a pedir o perdão de todos; Independente da sua RELIGIÃO, seja uma das muitas igrejas evangélicas ou seja da igreja Católica, na Radio Ferraz, doando uma hora do seu dia para Deus fazendo um horário na radio, diretamente de seu lar, sem precisar ao menos sair de casa, com um computador , uma internet e um microfone. Estamos orando para todos que estão aqui na radio, e orar é falar com Deus, falar assim como falamos com o nosso pai ou nossa mãe, temos o direito adquirido pela morte de Jesus na Cruz. Aqui estamos trabalhando 24 horas por dia para levar os louvores de nossos irmãos cantores a todas as partes do mundo, independente da sua igreja, sendo o irmão ou irmã batizado ou batizada em uma igreja evangélica, por que sabe que o único intermediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo que comprou a nossa Salvação com Morte de Cruz. Ao Contrário que muitas igrejas pregam, Jesus não veio instituir uma Igreja ou Religião, Ele veio instituir o Amor... Amar é levar a palavra de Deus ao mundo.
Evangelista Marcello Ferraz

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE! Vídeo Para Cristãos!

"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40) O Portal Vale Gospel.com separou uma pilha de vídeos sobre o assunto, não para que vos escandalizeis mas, para lembrarmos todos os dias de nossos irmãos em outras nações e orarmos por eles, cristãos e missionários que morrem todos os dias para cumprirem o "ide", missão deixada a todos nós que seguimos a Jesus.

1° Vídeo - Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE

2° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo queimados vivos na Costa do Marfim.

3° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo torturados. VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

4° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos são mortos e perseguidos na Índia por hindus . VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

Participe da nossa radio.

É de grande importância que você que está acessando a nossa rádio participe, perca uns minutos e faça o seu cadastro; É importante por que você vai estar mostrando quem você é, e também dizendo que você é um ou uma ouvinte da nossa web rádio. Assim também como é de nosso interesse que a cada dia mais e mais pessoas acessem e escutem a nossa web rádio, pois estamos levando o evangelho de Cristo a todas partes do Mundo...

Aulas On Line Professor Marcello Ferraz

Novo msn/e-mail

Amigos adicionem nosso novo msn/e-mail para atendimento geral.
msn@radioferraz.com.br

Estamos Orando pela Paz no Mundo, junte-se a nós, você que quer fazer parte desta corrente de oração pela Paz no Mundo. Entre em contato pelo nosso e-mail:
queroorarparaalguem@radioferraz.com.br

Se você esta precisando de oração mande seus pedidos para o e-mail abaixo:
pecasuaoracao@radioferraz.com.br

 
Support : Criação do Site | Marcello Ferraz | Evangelizando o Brasil e o Mundo
Copyright © 2011. RADIO FERRAZ - Todos Direitos Reservados
Template Modify by Criação de Sites
Proudly powered by Blogger