TV LIBERDADE :
Photobucket Photobucket

CLIQUE ABAIXO E VOTE EM NOSSA RADIO AJUDE-NOS A EVANGELIZAR O MUNDO

www.radios.com.br

PARA OUVIR REDE AMIZADE GOSPEL EM SEU CELULAR

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Bach e o Legado Luterano

Home » » Por que é importante compreender o Cristianismo como uma visão de mundo abrangente

Por que é importante compreender o Cristianismo como uma visão de mundo abrangente

O Cristianismo é uma mundividência que diz respeito a todas as áreas da vida (Charles Colson)
Por que é importante compreender o Cristianismo como uma visão de mundo abrangente
 
por Valmir Nascimento
 
Muitos imaginam que compreender o Cristianismo como uma visão integral de mundo é algo muito teórico e filosófico, e por isso deveria ser assunto somente para pastores e eruditos.
 
Mas não é. Desenvolver uma cosmovisão cristã deve ser uma preocupação de todo e qualquer crente, seja ele erudito ou não, pastor ou membro da igreja, pois é algo que afeta diretamente nossa espiritualidade e como colocamos em prática nossas principais crenças no dia-a-dia. O evangelho diz respeito a nada menos que todas as coisas (Cl. 1.16-20), e a missão da igreja diz respeito a nada menos que todas as coisas. Desse modo, o Reino de Deus, que é revelado na pessoa de Jesus Cristo, deve se manifestar em cada aspecto da vida de um “cidadão do Reino”, seja na vida devocional, na comunhão no trabalho, no mercado público, na escola na universidade, no lazer, na família.[i]
 
Por essa e outras razões podemos enumerar uma série de fatores que atesta a importância de compreender o Cristianismo como uma visão de mundo.
 
Compreender o Cristianismo como uma cosmovisão é importante porque evita que os cristãos sirvam a “outros senhores”
 
Jesus disse certa feita que não podemos servir a dois senhores, pois haveremos de odiar a um e amar ao outro (MT. 6.24). Nesse sentido, a compreensão do Cristianismo como uma visão de mundo tem como um de seus objetivos exatamente evitar que os cristãos sirvam a “outros senhores”, isto é, filosofias e concepções que contrariem as doutrinas primordiais da fé cristã; pois aqueles que não olham a sociedade, a cultura e os sistemas de ideias pelas lentes da cosmovisão cristã, sem se aperceberem, são seduzidos por ideologias espúrias e antibíblicas, em virtude da incapacidade de denotarem as forças ocultas e os princípios morais e/ou religiosos que se escondem por detrás de algumas ideias aparentemente inofensivas, porém destruidoras. O desenvolvimento de uma visão de mundo cristã habilita o crente a refletir sobre as pressuposições elementares de toda e qualquer linha de raciocínio e concluir se tais pressuposições são ou não compatíveis com a Bíblia.
 
O fato de vivermos em um momento histórico de pluralismo, diversidade e tolerância, com a crescente multiplicação de pontos de vistas, teorias, doutrinas e religiões de todos os tipos e origens, bem como os conflitos morais, teológicos e ideológicos que disso resultam, compreender o Cristianismo como uma cosmovisão torna-se ainda mais relevante, para o fim de discernir as vozes do nosso tempo e destruir os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5).
 
Compreender o Cristianismo como uma cosmovisão é importante porque conduz ao entendimento de que a fé cristã não é algo somente privado, mas público
 
Influenciados por uma forte tendência de secularização, muitos cristãos estão a aceitar a falsa ideia de que a fé é algo eminentemente privado e que por isso deve ser vivida e expressada somente no âmbito pessoal e religioso, sem a possibilidade de influenciar as questões públicas. Como vaticinou Dinesh D´Souza: “Muitos cristãos renunciaram a essa missão [participação efetiva no mundo], buscando um modus vivendi viável e confortável no qual concordam em deixar o mundo secular em paz se o mundo secular concordar em deixá-los em paz”.[ii]
 
Com efeito, essa dicotomia sagrado/secular, religião/ciência, fé/razão, tem afastado cada dia mais a perspectiva cristã dos debates sociais e das questões públicas. No livro A mente cristã Harry Blamires aborda essa questão e ressalta como os cristãos estão se deixando influenciar pela mente secular. Ele diz:
“Não existe mais uma mente cristã. Ainda há, é claro, uma ética cristã, uma prática cristã e uma espiritualidade cristã. Como seres morais, os cristãos modernos podem subscrever um código do dos não cristãos. Como membros de igrejas, eles podem aceitar obrigações e observações ignoradas por não cristãos. Como seres espirituais, em oração e meditação, eles podem se esforçar para cultivar uma dimensão de vida inexplorada por não cristãos. Mas como seres pensantes, os cristãos modernos sucumbiram à secularização. Eles aceitam religião – sua moralidade, sua adoração, sua cultura espiritual; mas eles rejeitam a perspectiva religiosa da vida, a perspectiva que vê todas as coisas terrenas dentro do contexto do eterno, a visão que relaciona todos os problemas humanos – sociais, políticos, culturais – aos fundamentos doutrinais da Fé Cristã, a supremacia de Deus e da transitoriedade da terra, em termo de céu e inferno”.[iii]
Por outro lado, o entendimento do Cristianismo como uma visão de mundo desfaz esse equívoco, ao defender a inexistência de separação entre o sagrado e o secular, e que os princípios cristãos possuem densidade suficiente para abordar todas as áreas da vida humana.
 
Dentro dessa compreensão, para além de uma mera experiência ou devoção pessoal, o Cristianismo genuíno é a interpretação de toda a realidade, o que implica dizer que nenhuma área da vida humana escapa da soberania divina. O Apóstolo Paulo escreveu que em Cristo foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para Ele (Colossenses 1:16). Em outra oportunidade, o apóstolo dos gentios disse que a terra é do Senhor e toda a sua plenitude (I Coríntios 1.26).
 
O Cristianismo, como adverte Francis Schaeffer, não é apenas um monte de fragmentos e pedaços – há um começo e um fim, todo um sistema de verdade - este sistema é o único que resistirá a todas as questões que nos serão apresentadas, à medida que somos confrontados com a realidade da existência[iv]. Trata-se, portanto, de uma religião de integridade e plenitude, em que a graça de Deus habita cada espaço da vida. Por essa razão, o Senhor disse aos discípulos: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento (Marcos 12:30).
 
Compreender o Cristianismo como uma cosmovisão é importante porque nos prepara para a defesa da fé
 
Cada dia mais me convenço que a compreensão do Cristianismo como uma visão de mundo ajuda-nos a fazer uma defesa mais consistente do Cristianismo. Afinal, para termos uma visão profunda e abrangente de nossas crenças, precisamos escavar com mais dedicação rumo aos alicerces de nossa fé. Quanto mais escavamos, mais conhecemos; quanto mais conhecemos, mais fortalecemos a razão da nossa esperança (I Pedro 3.10).
 
Em outras palavras, compreender o Cristianismo como uma cosmovisão ajuda-nos a utilizar a apologética cristã. Embora muitos a usem com essa finalidade, não é objetivo da apologética cristã simplesmente ganhar debates ou discussões no âmbito filosófico, científico ou teológico. Muito ao contrário, a intenção primordial é cumprir o Ide do Senhor Jesus, pregando o evangelho a toda a criatura, por meio de argumentos lógicos e plausíveis ao intelecto.
 
Isso não quer dizer que os cristãos tenham que fugir dos debates. De forma alguma. Charles Colson[v] afirma que “debater pode ser algumas vezes desagradável, mas pelo menos pressupõe que há verdades dignas de serem defendidas, ideias dignas de se lutar por elas. Em nossa era pós-moderna, todavia, as suas ‘verdades’ são as suas ‘verdades’, as minhas ‘verdades’ são as minhas, e nenhuma é significativa o suficiente para alguém se apaixonar por ela. E se não há verdade, então não podemos persuadir um ao outro através de argumentos racionais. Tudo o que resta é puro poder”.
 
Além disso, essa visão cristã ampla leva-nos ao estudo das demais cosmovisões, para avaliar seus fundamentos e consequências. Ao fazermos isso, encontramos argumentos suficientes para demover os falsos pressupostos das ideias contrárias ao Cristianismo, ressaltando suas falhas lógicas e consequências absurdas.
 
Compreender o Cristianismo como uma cosmovisão é importante porque nos incita a usar a mente para os propósitos do Reino
 
A mente e a intelectualidade deveriam ocupar lugares de destaque na igreja evangélica, pois, conforme escreveu John Stott, subestimar a mente é soterrar doutrinas cristãs fundamentais. Por essa razão, o estudo direcionado da cosmovisão cristã nos incita a usar o dom divino da inteligência com o objetivo de cumprir a grande Comissão de Cristo. Somos compelidos a pensar de forma cristã, pensar biblicamente ou com a mente de Cristo.
 
Ocorre que vivemos um período turbulento em que muitos cristãos abandonaram a razão e estão a utilizar somente a emoção religiosa, fazendo surgir o mal do antiintelectualismo dentro de algumas igrejas. De acordo com o sociólogo cristão Os Guinness, “o antiintelectualismo é uma disposição em não levar em conta a importância da verdade e a vida da mente. Vivendo numa cultura sensual e numa democracia emotiva, os americanos evangélicos da última geração têm simultaneamente revigorado seus corpos e embotado suas mentes. O resultado? Muitos sofrem de uma forma moderna do que os antigos estóicos chamavam de “hedonismo mental” – possuem corpos saudáveis e mentes obtusas”[vi].
 
Com efeito, a cosmovisão cristã ajuda a resgatar a verdade bíblica de valorização do intelecto para o cumprimento dos propósitos divinos, afinal o apóstolo Pedro disse para crescermos na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18), e o próprio Senhor Jesus enfatizou que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento (Mateus 22.37).
 
Compreender o Cristianismo como uma cosmovisão é importante porque contribui para que a evangelização e o discipulado sejam mais eficazes
 
A visão abrangente do Evangelho serve também como ferramenta de evangelização, como meio de anunciar as boas novas (Marcos 16.15). Aliás, nunca podemos perder de vista que o “Ide” do Senhor Jesus é o ponto chave do Cristianismo abrangente, que de modo algum pode ser ofuscado ou deixado de lado. Isso porque, o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16).
Igualmente, a visão cristã de mundo é extremamente útil para o discipulado, para informar e amadurecer um verdadeiro adorador de Cristo com relação às implicações e ramificações da fé cristã. Ela oferece ao novo discípulo um patamar através do qual entendemos o mundo e toda a realidade, mediante a perspectiva divina, para assumir um estilo de  vida de acordo com a vontade de Deus.[vii]
 

[i] CARDOSO LEITE, Cláudio Antônio & Fernando Antônio.  Cosmovisão cristã e transformação – Viçosa, MG: Ultimato, 2006; p. 22.
[ii] D´SOUZA, Dinesh. A verdade sobre o Cristianismo: por que a religião criada por Jesus é moderna fascinante e inquestionável; [tradução Valéria Lamin Delgado Fernandes]. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008; p.14.
[iii] BLAMIRES, Harry. A mente cristã. São Paulo: Shedd Publicações, 2006; p. 11/12.
[iv] SCHAEFFER, Francis. O Deus que intervém: São Paulo. Cultura Cristã, 2009; p. 249.
[v] COLSON, Charles. E Agora como Viveremos-  Rio de Janeiro. CPAD, 2000.
[vi] Citado por James Sire, Hábitos da Mente – a vida intelectual como um chamado cristão. São Paulo, SP. Editora Hagnos. 2005. p. 19.
[vii] MACARTHUR, John e outros. Pense Biblicamente – Recuperando a visão cristã de mundo - São Paulo: Hagnos, 2005; p. 20.
Share this article :

AMOR INCONDICIONAL ...

AMOR INCONDICIONAL

Amar é acima de tudo entender que nem todos são iguais, que existem pessoas
realmente ignorantes que não entendem o que falamos.
Ainda assim devemos amar tais pessoas, por que o que seria de tudo
que tentamos fazer se não tivermos a capacidade de amar a todos. Sei que é dificil,
por que amar seus inimigos é o requisito exencial de alguém que se diz filho de Deus.
Amar alguém que não tem a mesma fé, e não tem o mesmo pensamento, nem as mesmas ações.
Devemos sempre orar e pedir a Deus por estas pessoas, para que elas venham a
entender os nossos pensamentos e o nosso coração. Ter a paciência que um verdadeiro pai e mãe tem com seus filhos, não espancalos com palavras asperas, por que quando crescerem vão sair de casa. Da mesma forma acontece com quem faz isso até mesmo com irmãos fazendo com que saiam até mesmo para o mundo, e não tem uma visão Espiritual de nada. Somos todos falhos de algum modo ou outro, e creio eu que somente com Jesus poderemos andar pelo caminho estreito e correto da vida, fazendo a sua vontade que é a vontade de Deus. Não mentir, não roubar, não matar, não desejar o que é do próximo; Mas o mais importante tem amor em seu coração, ter humildade em suas ações; E Evangelizar é saber que para viver o reino de Cristo temos que nos misturar no mundo, andar entre cobras, entre serpentes e escorpiões e não seremos atingidos, pois estamos ungidos e protejidos pelo poder do Espirito Santo. Fianlmente se você que se diz crente tem que se esconder e ficar encolhido pois acha que vai ser atingido ou como diziam no antigo testamento seria CONTAMINADO PELA IMPUREZA DO MUNDO,
então não serve para ser um Evangelista, para ser um Homem de Deus.
Pois o que seria de mim que tivesse que ficar escondido e não assumir que sou crente
mesmo entre os pecadores e não somente dentro de uma igreja...
até mesmo querendo cargos e se aparecendo...
temos que ser crentes 24 horas em qualquer lugar, falar e agir como tais em qualquer lugar...
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR JESUS.
Pr. Marcello Ferraz.

DEVOCIONAIS

REDE AMIZADE GOSPEL PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

Photobucket

LUTERO - O FILME - COMPLETO


O Poder da FÉ move nossa web radio em todo Brasil

TOME CUIDADE PARA NÃO IR AO INFERNO CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VIDEO INTEIRO

MORREU POR SER CRISTÃO

ELE FOI MORTO POR SER CRISTÃO O REDE GLOBO ANUNCIOU

Mensagem do Evangelista Marcello Ferraz.

((( AMOR ))) Quando o amor é Cristão significa que é estar aberto a perdoar a todos, a orar para todos e a pedir o perdão de todos; Independente da sua RELIGIÃO, seja uma das muitas igrejas evangélicas ou seja da igreja Católica, na Radio Ferraz, doando uma hora do seu dia para Deus fazendo um horário na radio, diretamente de seu lar, sem precisar ao menos sair de casa, com um computador , uma internet e um microfone. Estamos orando para todos que estão aqui na radio, e orar é falar com Deus, falar assim como falamos com o nosso pai ou nossa mãe, temos o direito adquirido pela morte de Jesus na Cruz. Aqui estamos trabalhando 24 horas por dia para levar os louvores de nossos irmãos cantores a todas as partes do mundo, independente da sua igreja, sendo o irmão ou irmã batizado ou batizada em uma igreja evangélica, por que sabe que o único intermediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo que comprou a nossa Salvação com Morte de Cruz. Ao Contrário que muitas igrejas pregam, Jesus não veio instituir uma Igreja ou Religião, Ele veio instituir o Amor... Amar é levar a palavra de Deus ao mundo.
Evangelista Marcello Ferraz

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE! Vídeo Para Cristãos!

"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40) O Portal Vale Gospel.com separou uma pilha de vídeos sobre o assunto, não para que vos escandalizeis mas, para lembrarmos todos os dias de nossos irmãos em outras nações e orarmos por eles, cristãos e missionários que morrem todos os dias para cumprirem o "ide", missão deixada a todos nós que seguimos a Jesus.

1° Vídeo - Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE

2° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo queimados vivos na Costa do Marfim.

3° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo torturados. VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

4° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos são mortos e perseguidos na Índia por hindus . VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

Participe da nossa radio.

É de grande importância que você que está acessando a nossa rádio participe, perca uns minutos e faça o seu cadastro; É importante por que você vai estar mostrando quem você é, e também dizendo que você é um ou uma ouvinte da nossa web rádio. Assim também como é de nosso interesse que a cada dia mais e mais pessoas acessem e escutem a nossa web rádio, pois estamos levando o evangelho de Cristo a todas partes do Mundo...

Aulas On Line Professor Marcello Ferraz

Novo msn/e-mail

Amigos adicionem nosso novo msn/e-mail para atendimento geral.
msn@radioferraz.com.br

Estamos Orando pela Paz no Mundo, junte-se a nós, você que quer fazer parte desta corrente de oração pela Paz no Mundo. Entre em contato pelo nosso e-mail:
queroorarparaalguem@radioferraz.com.br

Se você esta precisando de oração mande seus pedidos para o e-mail abaixo:
pecasuaoracao@radioferraz.com.br

 
Support : Criação do Site | Marcello Ferraz | Evangelizando o Brasil e o Mundo
Copyright © 2011. RADIO FERRAZ - Todos Direitos Reservados
Template Modify by Criação de Sites
Proudly powered by Blogger