TV LIBERDADE :
Photobucket Photobucket

CLIQUE ABAIXO E VOTE EM NOSSA RADIO AJUDE-NOS A EVANGELIZAR O MUNDO

www.radios.com.br

PARA OUVIR REDE AMIZADE GOSPEL EM SEU CELULAR

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Bach e o Legado Luterano

Home » » Elias: Yahweh é meu Deus

Elias: Yahweh é meu Deus


Nossa decisão em servir ao Senhor fielmente talvez não agrade nossos contemporâneos, e até mesmo as pessoas mais próximas.
1. Seu Nome
Nas Escrituras, o nome indica a essência da natureza e personalidade da pessoa, o íntimo do portador, sua índole e missão (ver Nabal, 1Sm 25.25)[1]. Deste modo, embora saibamos pouco sobre Elias, a definição de seu nome designa algumas características de seu caráter e devoção. Elias é abreviação grega de dois nomes divinos hebraicos, El (Deus) e Yahweh (Senhor). No hebraico Eliyyahu significa “Deus é meu Senhor” ou “Yahweh é meu Deus”. Nome muitíssimo apropriado para o contexto religioso no qual o profeta é chamado a exercer o ministério. Enquanto muitos sacerdotes e profetas do Senhor foram mortos ou se refugiaram em locais secretos, Elias desponta como a testemunha fiel cujo nome testificava acerca da soberania do Senhor sobre ele e Israel. Apesar de Baal e sua consorte serem reverenciados sob os auspícios do rei Acabe (hb. “irmão ou igual ao pai”) e da rainha Jezabel (hb. “casta”), ao se pronunciar o nome Elias, de um modo ou de outro, se afirmava o seu significado – um modo de não se esquecer quem de fato é o Deus de Israel. O significado do nome Elias atesta que seu portador era um servo fiel e convicto da soberania de Yahweh. Ele escolheu ao Senhor como o seu único Deus. Isto já era suficiente para provocar a indignação da nação idólatra e perversa.
Nossa decisão em servir ao Senhor fielmente talvez não agrade nossos contemporâneos, e até mesmo as pessoas mais próximas. Com amor, entretanto, devemos mostrar que nossa fidelidade a Deus não nos afasta das pessoas que amamos, mas também tem a força e o poder de nos achegar àquelas que nos detesta. Mas há momentos em que devemos ser firmes contra o pecado, a idolatria, aos falsos deuses, ao orgulho e às injustiças sociais contra os pobres e fracos. Elias era esse tipo de homem. Seu nome assim dava testemunho de sua decisão em servir ao único Deus verdadeiro, assim como o seu caráter e santidade confirma a obra do Espírito em sua vida.
2. Sua Origem
O cronista afirma que Elias era “o tisbita, dos moradores de Gileade” (1Rs 17.1; 2Rs 1.7,8). Nada é dito de seus pais e parentela, assim como Melquisedeque (Gn 14.8; Hb 7.3). Provavelmente procedia de família tão simples e sem importância histórica para Israel que o literato dispensou tais informações. Todavia, o artigo (“o tisbita”) descreve duas características importantes. Primeiro, designa-o como a personagem mais singular da região de Tisbe. Segundo, diferencia-o de outros três Elias mencionados na Bíblia:
a) Elias, líder de uma das famílias do clã de Benjamim [1Cr 8.27];
b) Elias, sacerdote que havia casado com mulher estrangeira na Babilônia [Ed 10.21];
c) Elias, um filho de Elão [Ed 10.26]).
Pode haver muitos nomes iguais no mundo, mas Deus conhece cada pessoa particularmente. O nome Moisés era um nome muito usado entre os egípcios, mas Yahweh conhecia intimamente apenas um.
Apesar de poucos sabermos sobre a localização de Tisbe, o autor a situa na região de Gileade – uma região montanhosa da Transjordânia[2] ou do lado leste do rio Jordão. Charles Pfeiffer afirma que Tesbe “ficava em Gileade, entre os rios Jarmuque e Jaboque na Transjordânea”[3].
Assim:
Para Deus não importa nossas origens;
Para Deus pouco interessa nossos antepassados;
Para Deus o teu sobrenome não é importante;
Para Deus a casa que tu moras,  o carro que andas e a  roupa que usas não intervém
 Ele quer que você apenas se disponha, como Elias se dispôs.
Pode-se saber um pouco mais dos hábitos e características físicas de Elias a partir de Gileade. Em termos gerais, Gileade “ia desde o lago da Galileia até a extremidade norte do mar Morto, medindo cerca de 97 km de comprimento e 32 km de largura”[4]. A terra árida e de intenso calor exigia a presença de pessoas austeras, rudes, musculosas, queimadas pelo sol, fortes, persistentes. Charles  Swindoll afirma que Elias tinha muita relação com sua terra: hábitos que beiravam o grosseiro e o áspero, o violento e o severo[5]. Obviamente, a situação empedernida de Israel exigia a presença de um bate-estaca como Elias em vez de um profeta palaciano como Isaías; de um homem rude do campo em vez de um cidadão educado da polis. Ele é um profeta para momentos de crise sem igual na história de um povo. A forma rústica como João, o Batista, se vestia, e o tom grave e direto de suas palavras lembraram aos seus ouvintes do ministério de Elias (Mt 3.1-12; 11.7-14).
3. Seu Caráter
Elias era uma pessoa cujo caráter fora forjado no calor escaldante da Transjordânia e dificuldades do chão pesado e cru de Tisbe. De sua história identificamos alguns traços de seu caráter: coragem, zelo, fé e perseverança.
a) Coragem. A coragem é uma energia moral que nasce e se fortalece diante do perigo. Enquanto muitos veem o perigo e recua, o corajoso avança e o enfrenta. Ninguém questiona aquele que evita o perigo para salvar a própria vida. A prudência e a sabedoria até exigem isto. Mas o corajoso é impulsionado a agir quando todos recuam. É imperativo que ele vá; não é imperativo que ele fique. Elias dirigia-se à casa real ciente dos perigos, no entanto, anunciava a verdade que Israel precisava ouvir. Ele convoca os profetas e sacerdotes de Baal para um teste decisivo. É lamentável que hoje tenhamos tantos profetas palacianos e tão pouco Elias. Profetas que desejam agradar ao rei em vez de apontar-lhe o caminho. Líderes recolhem em sua intimidade profetas que interpretam seus sonhos e profetizam somente o que lhes agradam. Onde estão so Elias de Javé?
b) Zelo (1Rs 19.10). O zelo é uma dedicação ardente, o cuidado, diligência e desvelo com que assumimos e colocamos em ação em nossas responsabilidades. Elias zelava pela santidade do Senhor e pureza de Israel. Seu ardente cuidado o tirou de sua terra e família, pondo-se em perigo diante do rei idólatra. Mas a verdade precisava ser dita. Os profetas de Baal desafiados e Yahweh triunfando sobre as falsas divindades cananeias.
c) Fé (1Rs 17.1; Tg 5.17,18). Nesse contexto, é crer que Deus é capaz de realizar sob nossas palavras ações sobrenaturais. O impossível se torna possível quando estamos na relação certa com Deus.
d) Perseverança. É uma qualidade moral mediante a qual a pessoa se mantém firme e constante diante das dificuldades. Disse certo autor que a perseverança não é uma qualidade que se improvisa ao capricho da necessidade, mas brota de uma vontade férrea, adestrada na escola do trabalho e do sofrimento[6]. Elias assim permaneceu diante das agruras enfrentadas em seu ministério. Apesar dos desafios, permaneceu firme.
4. Seu Ministério
Elias era profeta. Nesta qualidade era chamado de ish ha Elohim, homem de Deus. Ele falava em nome e no lugar de Deus, como designa a etimologia do vocábulo. Os termos hebraicos para profeta designavam uma pessoa que entrava em estado de ebulição e despejava palavras proféticas e tinha visões da parte de Deus. Esses profetas eram de duas categorias: os da escrita; e os orais. Da primeira, Isaías é considerado o maior, e, da segunda, Elias. O profeta da escrita ocupava-se em registrar pacientemente suas profecias nos rolos. O profeta oral, nada escreveu. Elias era assim um profeta de ação e consequentemente de milagres. Não era treinado nas escolas de profetas; não possuía ascendência que lhe autorizasse assumir tal função. Contudo, era chamado, vocacionado. E a chamada, amigo leitor, é uma ferida incurável. Ela não sara, não cicatriza, permanece sempre aberta. O tempo passa e ali está ela, aberta, incurável aguardando o momento de dizermos: Eis-me aqui, envia-me a mim. Não queres obedecer a Voz?
Kharis kai eirene
Esdras Bentho
 

[1] BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica fácil e descomplicada. 13.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.242-47.
[2] Note que Cisjordânia significa “nesse lado do Jordão” apontando para o oeste, enquanto “trans” quer dizer leste. Assim, a região de Gileade é usada para se referir a toda área leste da Palestina ocupada pela meia tribo de Manassés, Rúben e Gade.
[3] Comentário Bíblico Moody. Vl. 2, São Paulo: IBR,1995, p.159.
[4] CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vl. 2, 6.ed., São Paulo: Candeias, 2002, p.906.
[5] SWINDOLL, Charles R. Elias: um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Mundo Cristão, 2001, p.28.
[6] SCHWANTES, S. Júlio. Colunas do caráter. 5, ed., São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1980, p.92.
Share this article :

AMOR INCONDICIONAL ...

AMOR INCONDICIONAL

Amar é acima de tudo entender que nem todos são iguais, que existem pessoas
realmente ignorantes que não entendem o que falamos.
Ainda assim devemos amar tais pessoas, por que o que seria de tudo
que tentamos fazer se não tivermos a capacidade de amar a todos. Sei que é dificil,
por que amar seus inimigos é o requisito exencial de alguém que se diz filho de Deus.
Amar alguém que não tem a mesma fé, e não tem o mesmo pensamento, nem as mesmas ações.
Devemos sempre orar e pedir a Deus por estas pessoas, para que elas venham a
entender os nossos pensamentos e o nosso coração. Ter a paciência que um verdadeiro pai e mãe tem com seus filhos, não espancalos com palavras asperas, por que quando crescerem vão sair de casa. Da mesma forma acontece com quem faz isso até mesmo com irmãos fazendo com que saiam até mesmo para o mundo, e não tem uma visão Espiritual de nada. Somos todos falhos de algum modo ou outro, e creio eu que somente com Jesus poderemos andar pelo caminho estreito e correto da vida, fazendo a sua vontade que é a vontade de Deus. Não mentir, não roubar, não matar, não desejar o que é do próximo; Mas o mais importante tem amor em seu coração, ter humildade em suas ações; E Evangelizar é saber que para viver o reino de Cristo temos que nos misturar no mundo, andar entre cobras, entre serpentes e escorpiões e não seremos atingidos, pois estamos ungidos e protejidos pelo poder do Espirito Santo. Fianlmente se você que se diz crente tem que se esconder e ficar encolhido pois acha que vai ser atingido ou como diziam no antigo testamento seria CONTAMINADO PELA IMPUREZA DO MUNDO,
então não serve para ser um Evangelista, para ser um Homem de Deus.
Pois o que seria de mim que tivesse que ficar escondido e não assumir que sou crente
mesmo entre os pecadores e não somente dentro de uma igreja...
até mesmo querendo cargos e se aparecendo...
temos que ser crentes 24 horas em qualquer lugar, falar e agir como tais em qualquer lugar...
FIQUEM TODOS NA PAZ DO SENHOR JESUS.
Pr. Marcello Ferraz.

DEVOCIONAIS

REDE AMIZADE GOSPEL PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

Photobucket

LUTERO - O FILME - COMPLETO


O Poder da FÉ move nossa web radio em todo Brasil

TOME CUIDADE PARA NÃO IR AO INFERNO CLIQUE ABAIXO E ASSISTA AO VIDEO INTEIRO

MORREU POR SER CRISTÃO

ELE FOI MORTO POR SER CRISTÃO O REDE GLOBO ANUNCIOU

Mensagem do Evangelista Marcello Ferraz.

((( AMOR ))) Quando o amor é Cristão significa que é estar aberto a perdoar a todos, a orar para todos e a pedir o perdão de todos; Independente da sua RELIGIÃO, seja uma das muitas igrejas evangélicas ou seja da igreja Católica, na Radio Ferraz, doando uma hora do seu dia para Deus fazendo um horário na radio, diretamente de seu lar, sem precisar ao menos sair de casa, com um computador , uma internet e um microfone. Estamos orando para todos que estão aqui na radio, e orar é falar com Deus, falar assim como falamos com o nosso pai ou nossa mãe, temos o direito adquirido pela morte de Jesus na Cruz. Aqui estamos trabalhando 24 horas por dia para levar os louvores de nossos irmãos cantores a todas as partes do mundo, independente da sua igreja, sendo o irmão ou irmã batizado ou batizada em uma igreja evangélica, por que sabe que o único intermediador entre Deus e o homem é Jesus Cristo que comprou a nossa Salvação com Morte de Cruz. Ao Contrário que muitas igrejas pregam, Jesus não veio instituir uma Igreja ou Religião, Ele veio instituir o Amor... Amar é levar a palavra de Deus ao mundo.
Evangelista Marcello Ferraz

TV REDE AMIZADE GOSPEL

Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE! Vídeo Para Cristãos!

"Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados." (Hb 11:34-40) O Portal Vale Gospel.com separou uma pilha de vídeos sobre o assunto, não para que vos escandalizeis mas, para lembrarmos todos os dias de nossos irmãos em outras nações e orarmos por eles, cristãos e missionários que morrem todos os dias para cumprirem o "ide", missão deixada a todos nós que seguimos a Jesus.

1° Vídeo - Missões, A Igreja Perseguida. Você Está Fazendo Sua Parte? IMPACTANTE

2° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo queimados vivos na Costa do Marfim.

3° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos sendo torturados. VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

4° Vídeo - IMAGENS FORTES - Cristãos são mortos e perseguidos na Índia por hindus . VIDEO FOI REMOVIDO DO YOUTUBE

Participe da nossa radio.

É de grande importância que você que está acessando a nossa rádio participe, perca uns minutos e faça o seu cadastro; É importante por que você vai estar mostrando quem você é, e também dizendo que você é um ou uma ouvinte da nossa web rádio. Assim também como é de nosso interesse que a cada dia mais e mais pessoas acessem e escutem a nossa web rádio, pois estamos levando o evangelho de Cristo a todas partes do Mundo...

Aulas On Line Professor Marcello Ferraz

Novo msn/e-mail

Amigos adicionem nosso novo msn/e-mail para atendimento geral.
msn@radioferraz.com.br

Estamos Orando pela Paz no Mundo, junte-se a nós, você que quer fazer parte desta corrente de oração pela Paz no Mundo. Entre em contato pelo nosso e-mail:
queroorarparaalguem@radioferraz.com.br

Se você esta precisando de oração mande seus pedidos para o e-mail abaixo:
pecasuaoracao@radioferraz.com.br

 
Support : Criação do Site | Marcello Ferraz | Evangelizando o Brasil e o Mundo
Copyright © 2011. RADIO FERRAZ - Todos Direitos Reservados
Template Modify by Criação de Sites
Proudly powered by Blogger